Joana de Oliveira Pivato: Uma Conquista Histórica no Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down
Postado em: 20/03/2025 13:11:00

 

Neste 21 de março, Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, a FEAPAES-SC (Federação das APAEs do Estado de Santa Catarina) tem a honra de contar a inspiradora história de Joana de Oliveira Pivato, de 21 anos, que se tornou uma das primeiras mulheres com síndrome de Down no Brasil a obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

A FEAPAES-SC visitou a APAE de Santo Amaro da Imperatriz, onde Joana estudou por muitos anos, e foi recebida por Joana, por sua mãe, Vera Lúcia de Oliveira, pela presidente Rita de Cássia Muller Rosa, pelo diretor da instituição Marcelos Becker ,pelo instrutor da autoescola Márcio Muniz da Silva  e pela pedagoga Silvania dos Santos Folster, que acompanharam de perto essa jornada.

 

Em entrevista, Joana compartilhou a alegria de realizar um sonho pessoal e também o de sua mãe, que sempre esteve ao seu lado. O caminho para obter a CNH não foi fácil, foram meses de estudo, desafios e momentos de insegurança. Joana quase desistiu, mas sua mãe foi sua maior incentivadora, ajudando-a a seguir firme até a aprovação.

 

Dona Vera relatou que a maior dificuldade da filha foi lidar com a ansiedade e o nervosismo nas provas. Joana passou na prova psicotécnica na segunda tentativa e, apesar de ter direito a um tempo extra de 2 horas na prova teórica, finalizou no tempo regular de 1 hora. No entanto, precisou de mais algumas tentativas para conseguir a aprovação.

 

Na quarta tentativa, sua mãe adotou uma estratégia diferente: disse à Joana que não era uma prova, mas apenas uma avaliação. Isso ajudou a reduzir a ansiedade, e finalmente Joana foi aprovada. Já na prova prática, demonstrou grande habilidade e passou de primeira.

 

Muitas pessoas duvidaram do potencial de Joana, mas ela provou que é plenamente capaz de dirigir com segurança e responsabilidade. Sua habilidade de leitura, escrita e interpretação foram diferenciais importantes para conquistar a CNH, mostrando que a alfabetização de qualidade é essencial para a autonomia das pessoas com deficiência.

 

Segundo o diretor da APAE, Marcelos Becker, após concluir o ensino médio, Joana ingressou na turma de Iniciação para o Trabalho da APAE em 2023, onde recebeu suporte para desenvolver suas competências. No segundo semestre de 2024, foi contratada pelo Supermercado É de Casa, na sua cidade, onde segue trabalhando.

 

"O papel da APAE foi prepará-la para os desafios com mais confiança, autogestão e autonomia, mostrando que ela pode e deve acreditar em seu potencial", ressaltou Becker.

 

A pedagoga Silvania dos Santos Folster destacou que seu principal objetivo foi ajudar Joana a lidar com a ansiedade, usando dinâmicas para acalmá-la e fortalecer sua autoestima.

 

O instrutor da autoescola, Márcio Muniz da Silva, elogiou o desempenho de Joana, afirmando que ela não teve dificuldades nas aulas práticas e que a autoescola está preparada para atender todas as necessidades de adaptação, caso necessário.

 

Agora, com a CNH em mãos, Joana tem novos planos, comprar um carro para ir ao trabalho e, futuramente, cursar uma faculdade. Sua história é um exemplo de que, com determinação, apoio e inclusão, é possível vencer qualquer obstáculo.

 

A conquista de Joana reforça a importância do trabalho realizado pelas APAEs, mostrando que a inclusão vai além do discurso, ela transforma vidas. A FEAPAES-SC parabeniza Joana, sua família e todos os profissionais envolvidos nessa grande vitória!

Fonte: FEAPAES-SC

federação das apaes

do estado de Santa Catarina

R. Felipe Schmidt, 303

Centro, Florianópolis - SC

(48) 3333-6619

federacao@apaesc.org.br

@feapaessc

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas